Fala galera primeiro post de 2013, e
dessa vez vai(risos), teremos no mínimo 2 posts por mês aqui no blog e já vou começar
falando de algo que eu realmente amo, cascos de metal. Tudo bem sabemos que pra
muitos não vai ser muita novidade o que vou falar aqui, porém quero reunir o
máximo de informações úteis pra bateristas aqui no blog e como já falamos de
madeiras, cast de bronze para pratos, chegou a hora de falarmos sobre esses
maravilhosos cascos metálicos.
Acho que o mais importante nesse assunto
é resumir as principais diferenças num geral entre cascos de madeira e cascos
de metal.
Em geral os cascos
de metal tem muito mais volume que cascos de madeira, são mais ricos em
harmônicos, e tendem a ter um som mais focado, com muita definição e cortante
na nota fundamental do tambor.
Eu acredito que essas características
levaram o uso do metal se restringir quase que exclusivamente a caixas de
bateria. Sim, existem baterias feitas em metal, porém acredito que o fator peso
e preço também contribuam para o não crescimento e investimento em baterias de
metal.
Dado esse resumo vamos destrinchar um
pouco mais desse assunto. No metal além dos diferentes tipos de
metal(aço(steel), alumínio, latão(brass), bronze, cobre(copper) e até titânio,
temos dois diferentes tipos de construção de casco, e os diferentes acabamentos
físicos do casco, e tudo isso que influencia muito no som final do tambor.
Tipos de construção
de casco
Casco Cast: O metal é fundido
em uma forma e depois é torneado, torneamento similar ao método usado em caixas
de madeira de bloco sólido. Os cascos cast geralmente são mais espessos
facilitando os diferentes acabamentos físicos do casco martelado, frisado e
etc.
Cascos Rolled: Feitos a partir
de uma chapa de metal soldada em uma forma, método similar ao dos cascos de
madeira que usam folhas de madeira e são colados. São cascos em sua grande
maioria lisos e mais finos.
Tipos
de acabamento físico do casco
Casco liso: Tendem a ter harmônicos mais ricos, um som
extremamente cortante e aberto, e muito volume. Dentro das características de
cada tipo de metal.
Casco frisado: Tendem a ter harmônicos mais controlados em relação
ao casco liso, o som se torna mais focado, e cortante, e são cascos com muito
volume, dentro das características de cada tipo de metal.
Casco martelado: Tendem a ter o som ainda mais focado que os
frisados e lisos, contam um ganho expressivo na resposta do tambor, os
harmônicos ficam bem mais controlados chegando a serem parecidos com o dos
cascos de madeira, e isso sem perder o volume característico do metal, e é
claro que tudo isso dentro das características de cada tipo de metal.
Além de tudo isso, ainda temos a
espessura do casco, tal como profundidade e diâmetro, que também são fatores
importantes e mudam muito o som de um tambor. Sem contar a escolha de esteira ,
aros e peles, que como já disse em posts anteriores são responsáveis por pelo
menos 50% da qualidade do som do tambor.
Por último mas não menos importante
temos os tipos de metais utilizados na construção de tambores e caixas
debateria, e os principais são:
Aço(Steel): Um dos metais mais comuns na construção de
caixas, por ser um metal nobre mais barato, é comum vermos caixas de bateria
iniciantes com esse material. Porém não se engane, é um metal MUITO sonoro, e é
comum vermos caixas signatures TOPs feitas com esse metal, possui sonoridade
brilhante, harmônicos muito presentes e possui um som extremamente focado, com
certeza um dos metais com mais volume dentre os que são usados na bateria. Em
geral a tonalidade de caixas de metal é média, o que permite diversas afinações
e mesmo nas mais altas esse metal mantém uma resposta muito rápida e som
refinado.
Latão(Brass): Outro metal tradicional na
construção de caixas, tem som menos brilhante se comparado ao aço, porém o
timbre do brass é mais refinado quente, tal como seus harmônicos, mesmo os
harmônicos que sobram são lindos e musicais, e o apelo visual desse metal é maravilhoso.
Em geral o timbre do brass é médio, grave, e o volume é muito bom também, não
tem tanto volume quanto o aço, mas com certeza tem mais volume do que os vários
tipos de madeira.
Bronze : Tem características sonoras bem semelhantes ao
brass, porém acho ele ainda mais refinado e sonoro, o casco proporciona o som estalado,
com belos harmônicos e muito foco na nota fundamental do tambor lembrando um
tiro. É o metal que mais me lembra o som, características e calor do som dos
cascos madeira, porém com mais volume e menos corpo.
Alumínio: É o metal meio termo.
Tem o melhor de cada um dos metais que falei acima, é com certeza o meu
favorito, tem o grave e foco do Brass, harmônicos refinados como o bronze e
conta com o volume mais próximo de uma caixa de aço. Não é atoa que as caixas
mais amadas são as de Alumínio são extremamente versáteis, tem tonalidade média
pendendo um pouquinho pro grave, porém toda essa versatilidade do alumínio,
tornam muito fácil a utilização das afinações mais agudas sem perder o som do
casco.
Titânio: É um metal dificilmente usado na construção de
cascos, porém já tive a oportunidade de tocar algumas caixas nesse metal, e o
que percebi é que ele está entre o alumínio e o aço, sendo ainda mais parecido
com o aço do que com o alumínio, tem muito volume, sua tonalidade é médio
aguda, e seus harmônicos e timbre são parecidos com o do alumínio, é um metal
com características sonoras que me agrada muito, porém difícil de encontrar.
Pra finalizar além de todos esses
fatores que diferenciam as caixas de metal entre elas, e das de madeira, temos
ainda o acabamento artístico e externo das caixas: cromo, pintura, niqueladas,
vernizes, lixamentos e escovações. Tudo isso também interfere no som final da
caixa, uma caixa sem pintura, vai vibrar mais do que um caixa pintada ou
cromada. Um bom exemplo são caixas de latão
com acabamento cromado, costuma ter todas as características sonoras de uma
caixa de latão, porém essas características são mais controladas e as vezes até
melhor balanceadas, o mesmo ocorre em casco de alumínio cromados ou escovados.
Então como tudo no nosso maravilhoso
mundo percussivo, não adianta só ler e ir no que você acha que vai ser melhor
pra você, ou na descrição que combina mais com seu gosto. Tem que testar
(testar mesmo, subir e descer afinação, com e sem esteira), comparar as que
gostou e ir na que te agradou mais, indiferente da marca e descrição.
Por hoje é isso aí espero que isso ajude
na hora de escolher uma caixa nova, e acrescente mais informações e
conhecimento pra você como baterista.
Abraço.
Boa noite blz Moreira. Mano eu adquiri uma caixa de metal e ela está com ferrugem tem problema tentar ela toda?
ResponderExcluirE sobre o assunto que vc fala das caixas de metal é top obrigado pelo conteúdo aprendi bastante.